• Nicole Macedo

Atraídos por uma ideia

Um desabafo envolto em um pedido de reflexão sobre os nossos comportamentos nas redes sociais...

Por Nicole Macedo – Bióloga e entusiasta do Projeto Nacional de Desenvolvimento

Isaac Newton já dizia que quanto maior a massa, maior a força de atração existente entre os corpos. E é baseado nesse pensamento que eu trago para reflexão uma preocupação minha e de outros companheiros, que se manifesta na necessidade de coesão, maturidade digital e centralidade da nossa militância em torno do objetivo comum a todos, que é o de atrair novos entusiastas para a ideia de um Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND).


Acompanho as redes de apoiadores de Ciro Gomes e o que eu vejo, na grande maioria das vezes, são muitos perfis com a “rosinha” aguerridos e cheios de boas intenções em propagar os discursos e as ideias desenvolvimentistas muito bem detalhadas no famoso Livro do presidenciável Ciro Gomes “Projeto Nacional: o dever da esperança. Entretanto, nem só de boa vontade se faz uma militância... Precisamos de centralidade, precisamos de norte, precisamos de organização!


Urge a necessidade de um órgão centralizador no qual sejam monitorados e reunidos os assuntos de maior interesse popular, as ações do partido e demais pautas que os integrantes desse órgão julgarem importantes a serem tratadas no momento. Esse órgão precisa ser estratégico, organizado e ter planejamento. É dessa organização a responsabilidade de recrutar e transmitir para os times de apoio já existentes, a pauta do dia e, esses por sua vez, devem investir na dispersão e engajamento desses assuntos em todas as mídias sociais.


Ainda, é importante que os militantes desenvolvam o comportamento de, sempre que possível, apoiar e prestigiar as iniciativas dos novos núcleos que surgem e estão associados ao PND e a candidatura de Ciro Gomes. Até porque, para que a coesão digital seja possível, é necessário o reconhecimento de lideranças coordenando essas ações, e essas lideranças podem surgir justamente desses movimentos, por isso, de um like e deposite sua atenção nessas novas iniciativas!


Agora, e não menos importante, gostaria de me dirigir a você militante e solicitar que faça um exercício de reflexão sobre qual papel quer desempenhar nas redes em prol a candidatura de Ciro Gomes. Peço que analise se a sua abordagem sobre a conjuntura política e seu comportamento digital refletem os ideais contidos no PND e, se com isso, você está colaborando de forma positiva para a eleição de Ciro Gomes. Não se esqueça, você carrega um símbolo e com ele uma responsabilidade coletiva.


Estamos frente a uma polarização, e é imprescindível entendermos que juntos somos mais fortes, que somente amparados por um discurso coeso e sem agressões desnecessárias, que poderemos adentrar nessa disputa de narrativas posta nos meios digitais, e atrair os que não se sentem representados nesse embate de ódio, vaidade e vazio de projeto para o povo brasileiro.


Por fim, e retomando a ideia central, quero enfatizar que militância é coletiva, precisamos todos estarmos atraídos por uma ideia central que nos faça orbitar de forma plena e sem desvios, do nosso objetivo, que é trazer mais pessoas para o debate tão necessário e proposto por Ciro Gomes que é o de mudar o Brasil e construir o país que desejamos ser.

1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo