• Ghiri

Ciro Gomes: a humanidade está às vésperas de uma revolucionária onda de alegria

Em texto publicado a Carta Capital, presidenciável expressou acreditar em tempo de transformações sociais positivas.

Foto: Thiago Gadelha.


O ex-ministro e ex-governador, Ciro Gomes (PDT) publicou, junto ao jornal Carta Capital, coluna de opinião na qual expressou esperanças para um futuro não tão distante. Em seu texto Ciro Gomes pontua sobre os movimentos políticos internacionais pós-pandemia e como estes podem gerar uma onda mundial de bem estar social.


Entre as experiências citadas estão os casos da Nova Zelândia, que já retoma as atividades e eventos públicos, com estádios lotados e os primeiros shows. Outro exemplo apontado por Ciro para ilustrar essa possível nova fase é o plano econômico anunciado por Joe Biden para os Estados Unidos da América, que pode a vir se consolidar como uma tendência global. O projeto de Biden envolve a maior taxação de fortunas e valores inéditos de investimento em educação, energia limpa, tecnologia e infraestrutura.


Além destes dois exemplos Ciro dá destaque a criação de um banco público voltado para financiamento da infraestrutura em Londres, em meio a um governo chefiado pelo primeiro ministro Boris Johnson, que representa a ala conservadora da política britânica.


No caso específico do Brasil, Ciro acredita que o mesmo processo venha a ocorrer, apesar de defasado pelo tempo. Ciro criticou o atual campo de esquerda ou progressista brasileiro, ao qual adjetivou como envelhecido e tomado por um sentimento de vingança ou gratidão a um passado que já não nos serve mais.

0 comentário