• Carlos Eugênio dos Santos Lemos

Ciro Nogueira na Casa Civil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou oficialmente o convite para se tornar ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado


Ciro Nogueira (PP-PI) é o presidente do PP, partido do chamado centrão. O PP é o partido do presidente da câmara, Arthur Lira (PP-AL), esse, responsável por abrir ou não o processo de impeachment de Jair Bolsonaro (Sem Partido).


O partido de Ciro Nogueira, o PP, é a terceira maior bancada da camara federal, com 41 deputados, entre eles o líder do governo, Ricardo Barros. Além do já citado, Arthur Lira, presidente da camara dos deputados.


A ida do presidente do PP para um dos ministérios mais importantes do governo é um sinal que a aproximação do Executivo com o Legislativo se tornou prioridade para o governo Bolsonaro, o ministério da casa civil é o responsável por auxiliar na articulação política do governo e visa a aprovação das matérias do governo federal no congresso.


A pasta também é responsável pela articulação com os outros ministérios da esplanada, ou seja, coordena as ações dos demais ministérios. A pasta já passou pelo comando de Onyx Lorenzoni, Walter Braga Netto e atualmente é ocupada por Luiz Eduardo Ramos.


Ciro Nogueira é a personificação do centrão


Em sua campanha ao senado em 2018, o senador Ciro Nogueira se dizia o senador do Lula no Piauí, mesmo com o seu partido na campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Nogueira conseguiu palanque no estado para o ex-governador de são Paulo e para o petista Fernando Haddad.


Na campanha, Ciro ainda afirmou que Bolsonaro era fascista. Na época, afirmou que o então candidato Jair Bolsonaro não tinha a capacidade de cuidar da geração de emprego e renda, e que era fácil ir à televisão falar em matar gente. Ciro Nogueira tinha muita restrição a Bolsonaro “porque é um cara fascista”.


“Tem um caráter fascista. Muito preconceituoso. É muito fácil você ir para a televisão e dizer que vai matar bandido, é muito fácil, mas isso não é para um presidente da República. O presidente da República é uma pessoa que vai cuidar de gerar emprego e renda, que vai cuidar da saúde, vai cuidar da infraestrutura. O presidente Jair Bolsonaro não tem essa capacidade de fazer isso”, afirmou à época.


Ciro Nogueira está no congresso a 30 anos e apoiou governos de esquerda e de direita ao longo dos anos, esteve nos governos petistas e no governo Michel Temer (MDB) e agora se tornará o novo ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro.

0 comentário