• Carlos Eugênio dos Santos Lemos

Eduardo Pazuello é nomeado para novo cargo no governo Bolsonaro

O ex-ministro foi demitido em meio a críticas à gestão do governo na pandemia. General da ativa, ele é alvo de apuração do Exército por participar de ato em apoio a Bolsonaro.


O "Diário Oficial da União" publicou nesta terça-feira (01/06/2021), em edição extra, a nomeação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello como secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.


O movimento ocorre após a abertura de uma apuração, pelo Exército, da participação de Pazuello em ato político de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, o que é vedado por regulamento militar.


A portaria com a nomeação foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. O

general ficará subordinado no novo cargo ao almirante Flávio Rocha, atual secretário de Assuntos Estratégicos do governo. A SAE funciona no Palácio do Planalto.


A volta do ex-ministro ao governo, acontece dois meses após sua demissão do cargo de ministro da Saúde. A gestão Pazuello foi marcada pelo uso do medicamento cloroquina no tratamento para covid-19, vale ressaltar que, sem comprovação cientifica que o medicamento é eficaz para o combate do vírus, e um total de 298.676 mortes por covid-19.


Segue o documento