• Ghiri

Em carta a Biden, Bolsonaro diz querer eliminar desmatamento ilegal até 2030

Carta de sete páginas de Bolsonaro indica comprometimento em eliminar desmatamento ilegal até 2030.

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados.


Nessa quarta-feira (14/04/2021) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A mensagem da carta fala sobre o desmatamento ilegal no Brasil, onde o presidente Bolsonaro se compromete em até 2030, eliminar tal prática no Brasil.


A mensagem, contendo 7 páginas, foi enviada pouco antes dos Estados Unidos realizarem a Cúpula dos líderes sobre o Clima, que visará discutir as mudanças climáticas. O presidente Bolsonaro foi convidado ao encontro, que tem data marcada para 22 e 23 de abril.

"Queremos reafirmar, nesse ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso de eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030", diz Bolsonaro na carta.

O conteúdo da carta foi discutido entre o presidente e seus ministros, Carlos França (Relações Exteriores) e Ricardo Salles (Meio Ambiente), além da ministra da agricultura, Teresa Cristina.


Bolsonaro disse que o Brasil pode antecipar em 10 anos, para 2050, o objetivo de chegar à neutralidade climática. Porém, Bolsonaro disse que isso depende de "recursos anuais significativos", afirmou. O presidente reconheceu o aumento do desmatamento da Amazônia desde 2012.O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem forte agenda ambiental. E ainda em campanha presidencial, Biden declarou em 29 de setembro que iria "garantir que vários países se juntem e digam: Aqui estão US$ 20 bilhões. Parem de destruir a floresta".


Afirmou em campanha que quando eleito, faria coalização internacional para transferir US$ 20 bilhões para preservação da Amazônia.

0 comentário