• Ghiri

FHC quer fazer acordo no PSDB para lançar Tasso a presidência em 2022

Atualizado: Jul 24

Ex-presidente tem articulado nos bastidores da disputa interna do PSDB que tem Dória e Tasso e Leite como principais nomes.


Segundo coluna de Kennedy Alencar ao jornal UOL, Fernando Henrique Cardoso estaria planejando lançar Tasso Jereissati à presidência pelo PSDB em 2022.


O ponto que é apontado como empecilho para esta configuração de chapa até o momento seria a divisão partidária, que agiria de forma a dificultar o entendimento entre os quatro nomes de pré-candidatos dentro do PSDB.


Para o ex-presidente, o governador de São Paulo, João Doria, terá dificuldade para viabilizar a sua candidatura ao Palácio do Planalto. Doria sofre os desgastes do embate com Bolsonaro por causa das medidas restritivas, como quarentena e fechamento parcial do comércio. Apesar de ter sido responsável por trazer a CoronaVac ao Brasil, imunizante que pressionou Bolsonaro a sair do discurso antivacina, o tucano enfrenta dificuldades até para eventual reeleição.


Além do nome de Dória, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite estaria na disputa, porém FHC considera que o ideal para Leite neste momento seria se concentrar na reeleição ao governo do estado.


Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus se colocou na disputa, porém seu nome tem um alcance menor nacionalmente e também um perfil mais beligerante segundo FHC.


Até o momento o PSDB prevê a realização de prévias no mês de novembro, porém existe debate para possível adiamento.

Tags:

0 comentário