• Welyson Lima

Fiocruz anuncia redução nas doses da vacina de Oxford


Foto: CADU ROLIM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO.


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que havia prometido novo turno para produzir 1,2 mi de vacinas por dia, sendo que a meta era entregar até julho desse ano 100,4 milhões de doses de vacinas, acaba de anunciar que haverá uma redução na previsão de entrega.


A redução é de 1,4 milhão, entre o que o Ministério da Saúde previa receber nesse mês por parte da Fiocruz. O Ministério da Saúde esperava receber pouco mais de 21 milhões de doses por parte da Fiocruz.


No entanto, a Fiocruz prevê a entrega de pouco mais de 19 milhões até final do mês de abril. Vale lembrar que Biomanguinhos vem atuando com duas linhas para produção da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com o laboratório Astrazeneca, porém uma só delas com dois turnos. A segunda linha ganhará um segundo turno ainda neste mês, conforme disse Maurício Zuma em entrevista ao portal R7.


Na última quinta-feira (01/05/2021) a Fiocruz anunciou que entregaria na sexta-feira (02), 1,3 milhão de doses do imunizante Astrazeneca/Oxford ao Programa Nacional de Imunização (PNI). A ideia era entregar 15 milhões de doses no mês de março. No entanto, Maurício Zuma declarou posteriormente que o último lote teve um atraso, que segundo ele se deu devido máquina recravadora (responsável por selar fracos de vacina).

0 comentário