• Ghiri

Inquérito das Fake News: Toffoli declara existência de financiamento estrangeiro internacional

Em entrevista ministro do STF, Dias Toffoli declarou "Já foi identificado financiamento estrangeiro internacional a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra instituições”


Em entrevista nesta noite de domingo (21/02/2021) ao Canal Livre, o ministro do STF, Dias Toffoli comentou a respeito do inquérito envolvendo a divulgação de notícias falsas de forma proposital com o objetivo de manipular a opinião pública e fomentar atos antidemocráticos.


Dias Toffoli declarou que autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito, estaria dando um furo de reportagem.

Esse inquérito que combate as fake news e os atos antidemocráticos, em quebra de sigilos bancários já identificou financiamento estrangeiro internacional a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional

O uso de fake news no Brasil nos últimos anos é uma já conhecida tática de difamação utilizada em favor de políticos de extrema direita como forma de perseguição e tentativa de desmoralização de opositores políticos. A prática se intensificou nas eleições de 2018, atreladas a candidatura de Jair Bolsonaro.


Após a vitória eleitoral de Bolsonaro, os ataques se concentram sobre as instâncias do poder que impedem a completa autonomia do executivo federal, casos do STF e do Congresso, instituições que barram o ímpeto autoritário do governo.


Vídeo da entrevista para o Canal Livre:


0 comentário