• Ghiri

Ministra do STF, Rosa Weber autorizou governador do AM, Wilson Lima a não comparecer a CPI da Covid

Na madrugada de quinta-feira, ministra concedeu ao Governador do Amazonas o direito de não participar da CPI. Governistas tinham intenção de fazer perguntas sobre desvios de verbas públicas.

Foto: Jeso Carneiro.


O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima teve concedido pela ministra do Supremo Tribunal Federal o direito de não depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).


Ao dar sinal verde à defesa de Lima, a juíza do STF sustentou que o governador pode decidir, por livre e espontânea vontade, se quer participar da oitiva. Caso decida ir, terá o direito de ficar calado; na hipótese de falar, não precisará dizer a verdade. A magistrada argumentou, ainda, que Lima “não pode sofrer constrangimentos físicos ou morais” na CPI.


Governistas do colegiado tinham a intenção de fazer perguntas sobre desvios de recursos públicos. Lima supostamente embolsou o dinheiro dos pagadores de impostos destinado ao enfrentamento da epidemia de coronavírus — na semana passada, o governador se tornou alvo da Polícia Federal, que cumpriu mandado judicial contra ele.

0 comentário