• Ghiri

Nível de reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste em maio é o menor desde 2001

Risco de crise hídrica e energética se aproxima com redução nos níveis dos reservatórios.


Os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste chegaram ao final de maio com o armazenamento médio mais baixo para o mês desde 2001, ano em que o país enfrentou um racionamento de energia. Os dados são fornecidos pela ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico.


Valores % de represa de água nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste ao final de maio ao longo dos últimos 20 anos. Fonte: ONS.


Na organização do sistema elétrico, o Sudeste e o Centro-Oeste formam um único subsistema, que responde por mais da metade da capacidade de geração de energia do país.


O baixo nível dos reservatórios, e a expectativa de que não haverá recuperação nos próximos meses, que são de seca no Sudeste e Centro-Oeste, já provocam preocupações de que o país possa enfrentar um novo racionamento de energia.


Até o momento o governo federal nega o risco de falta de energia no país devido a diminuição dos reservatórios de água, apesar de o ministério de Minas e Energia já ter montado um grupo para acompanhar a possível crise.


0 comentário