- Carlos Eugênio dos Santos Lemos
Operação mais letal da história do Rio
Uma operação policial na favela do Jacarezinho, no Rio, deixa pelo menos 25 mortos.

Foto: BETINHO CASAS NOVAS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO.
Aconteceu no dia de hoje (06/05/2021) uma operação policial no Rio de Janeiro que tinha como alvo traficantes que segundo a polícia dominam essa região que fica na zona norte do Rio. A incursão da Polícia Civil ocorreu para apurar o suposto aliciamento de menores e o sequestro de trens da SuperVia pela maior facção do tráfico no Estado, o Comando Vermelho.
A corporação alega que, entre os mortos, a maioria era suspeita de integrar o tráfico, mas ainda não apresentou detalhes. Um policial morreu durante a ação: o agente André Frias, que integrava a Delegacia de Combate às Drogas, foi baleado na cabeça. Ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu.
A operação ocorreu em meio a uma decisão do STF que restringiu operações da polícia sem que o Ministério Público seja informado. Segundo a decisão do STF, a polícia é obrigada a comunicar a realização da operação ao MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), justificar a ação e enviar um relatório com o resultado.
Segundo o portal UOL, O órgão disse ainda que vai abrir uma investigação independente. E informou ter recebido denúncias de abusos, que serão investigadas.