• Elisa Costa

Pagamento do 13º salário de beneficiários do INSS é antecipado pelo governo

Benefício será pago em duas parcelas, entre maio e julho deste ano.

Foto: Agência O Globo/Reprodução.


Segundo o Decreto nº 10.695 que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nessa quarta-feira (05), o abono anual será adiantado por conta das consequências econômicas da pandemia da Covid-19. De acordo com o secretário de Previdência, Narlon Nogueira, a medida permite injetar cerca de R$52,7 bilhões na economia brasileira, favorecendo a recuperação do fluxo econômico e auxiliando a população neste momento de enfrentamento da pandemia.


O pagamento geralmente acontece entre agosto e novembro, mas agora a primeira parcela será paga entre 25 de maio e 8 de junho, que corresponde a 50% do benefício e a segunda parcela entre 24 de junho e 7 de julho.


De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aposentados e pensionistas receberão 50% do valor, enquanto segurados que recebem benefício por incapacidade temporária têm direito a uma parcela um pouco menor. Não recebem o 13º aqueles que possuem Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Benefícios Eventuais, instituídos pela política de Assistência Social do governo.

0 comentário