• Carlos Eugênio dos Santos Lemos

Paulo Guedes demite secretário da Fazenda

O ministro da Economia Paulo Guedes demitiu Waldery Rodrigues do cargo de secretário especial da Fazenda, após embates na sanção do Orçamento.

Foto: Isac Nóbrega/PR.


Segundo apuração do portal Estadão, o escolhido para ocupar o lugar de Waldery Rodrigues foi o atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal. Na hierarquia do Ministério da Economia, o Tesouro Nacional é ligado à Secretaria Especial de Fazenda.


A saída do secretário veio depois de uma série de embates em torno da sanção do Orçamento de 2021, que sofreu um veto de R$ 19,8 bilhões em despesas e um bloqueio adicional de R$ 9,3 bilhões. Segundo o Estadão, Waldery pretendia ficar no cargo ate junho, mas o Orçamento mostrou necessidade de antecipar a mudança. A condução do processo pelo atual secretário foi muito criticada pela ala política, mas o trabalho de Waldery também costuma ser alvo de outras áreas dentro do Ministério da Economia, que reclamam que as decisões importantes "travam" na Fazenda.


O agora ex-secretário já foi alvo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) no ano passado, quando defendeu congelar aposentadorias e mexer no seguro-desemprego para liberar recursos ao Renda Brasil, como era chamada a proposta de reformulação dos programas sociais.

0 comentário