• Ghiri

Presidente da Câmara, Arthur Lira quer aprovação de PL que privatiza Correios

Parlamentares da oposição denunciam a celeridade do processo de votação sem que haja discussão na Câmara Federal e se colocam contra proposta de Projeto de Lei.


Foto: Jeso Carneiro.


O atual presidente da Câmara Federal de Deputados, Arthur Lira (PP/AL) pretende encaminhar nesta semana a aprovação de um projeto de lei que autoriza a privatização dos Correios.


Arthur Lira em suas redes sociais publicou mensagem na qual se refere ao PL 591/21:

"A aprovação do PLN 2 garantirá mais proteção às empresas, ao emprego e aos trabalhadores. Também serão destinados mais recursos para saúde, no enfrentamento da pandemia. Retomaremos hoje assuntos importantes na pauta da Câmara. Prevista discussão da urgência do PL dos Correios."

Políticos da oposição se posicionaram contrários a medida afirmando que tal aprovação resultaria em aumento de preços para os usuários do sistema de entregas.


A deputada federal, Sâmia Bomfim (PSOL/SP) declarou:

A privatização dos Correios faz aumentar o preço para a população, pois funcionará com base no lucro e não garante o subsídio cruzado.

Se referindo ao sistema de subsídio cruzado, onde locais com maior facilidade de acesso físico contribuem com a redução de preço para os locais mais afastados, de forma que o preço tenha menos disparidades entre os grandes centros e cidades do interior.


O deputado federal Orlando Silva do PCdoB também manifestou-se via redes sociais:


"Hoje, o presidente da Câmara quer aprovar a toque de caixa o regime de urgência para a privatização dos Correios. NÃO ADMITIREMOS! VAMOS PARAR O CONGRESSO É IMPEDIR ESSE ATAQUE À SOBERANIA NACIONAL. A ECT é uma empresa fundamental para o país. NÃO À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS!"


0 comentário