• João Lucas de Castro Oliveira

Shrinkflation – O caso da inflação invisível


Por João Lucas de Castro Oliveira


Antes de citar esse fenômeno, é importante destacar o que é a inflação e os conceitos que lhe circundam.


A inflação em termos simples é o aumento geral no nível dos preços, ou seja, é como se fosse um termômetro que mede os preços de uma economia que comercializa bens e serviços. Por exemplo, quando se houve falar que a inflação de um determinado ano foi de 3,05%, isso significa que em média os preços dos bens e serviços daquela economia aumentaram esse valor. Pode ser que tenham preços que aumentaram mais ou menos que essa porcentagem, mas feita uma média (a soma de todos os valores dividido pela quantidade dos valores) o resultado foi esse. Podemos acompanhar essa métrica por meio do Focus – Relatório de Mercado, o Focus é um relatório que apresenta as medianas (valor que divide um conjunto de valores ordenados em partes iguais) das expectativas de mercado para:


- O IPCA (Índice de preços no consumidor é usado para observar tendências de inflação)


- PIB (O produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado)


- SELIC (A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira, atualmente está em 2,75%)


Focus de 16 de abril de 2021 - Caso o leitor queira receber o Focus (toda segunda-feira do mês), é preciso se cadastrar no site do Banco Central.


Então, a inflação é o aumento geral dos níveis dos preços, mas como é chamada uma diminuição geral dos níveis de preços?


A deflação é o fenômeno em que os preços de produtos e serviços caem em determinado período, logo, é um movimento contrário ao da inflação, quando os preços sobem.


Shrinkflation (Reduflação)


Elucidado os conceitos de inflação e deflação, este texto buscar explicar e tornar mais observável o fenômeno da Shrinkflation ou Reduflação. Esse fenômeno vem acontecendo de forma comum e muitas vezes as pessoas observam esse fato, mas não o correlacionam como sendo um tipo de inflação. Você já deve ter observado algum produto que você consome diminuiu de tamanho ou quantidade, não?



Se você já observou isso, então você notou o fenômeno citado neste texto. A reduflação é o processo de diminuição de tamanho ou quantidade de um determinado produto ou serviço, enquanto o seu preço se mantém o mesmo ou aumenta. Isso é considerado um tipo de inflação, porque o tamanho/quantidade diminui e o preço não diminui junto, ou seja, é como se o consumidor estivesse pagando mais ou o mesmo valor só que por uma menor quantidade, justamente um dos conceitos de inflação.


Esse fenômeno já foi observado em alguns produtos como barras de chocolate, biscoitos, rações para animas, dentre outros. Caso você não tenha percebido isso, vale a pena notar e repassar para que mais pessoas possam ficar sabendo, até mesmo os distribuidores (mercantis, por exemplo).


A Reduflação está se tornando um fenômeno cada vez mais presente, as empresas estão utilizando essa “ferramenta” para aumentarem os seus lucros e sua presença no mercado. O grande risco do uso dessa ferramenta é que as empresas causam uma insatisfação direta nos consumidores e isso pode afetar negativamente a imagem da empresa para com o seu público. Então outro questionamento importante, dessa vez para as empresas, é se vale a pena mesmo aderir esse tipo de tática de mercado.


Como lidar com a Reduflação?


Aqui vão algumas dicas de como lidar com esse fenômeno:


- Tente trocar de marca, buscando sempre o melhor custo benefício e qualidade


- Questione a empresa porque ocorreu essa diminuição de tamanho/quantidade, as redes sociais são uma ótima ferramenta para isso


- Faça uma análise crítica se realmente essa diminuição afetou negativamente a qualidade ou o custo benefício do produto (pode ser que a empresa tenha feito a diminuição para melhorar o produto)


Referências


A obra de Pippa Malmgren e Brian Domitrovic, de 2009 "Econoclasts: The Rebels Who Sparked the Supply-Side Revolution and Restored American Prosperity (Os Rebeldes que despoletaram a revolução da Oferta e Restauraram a Prosperidade Americana) a obra trata de vários temas, dentre eles a junção de shrick (reduzir) e inflaction (inflação), conceitos abordados neste material.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo